A inspiração
O professor, economista e banqueiro bengali, que em 2006 foi laureado com o Nobel da Paz e também autor do livro Banker to the poor, idealizou em Bangladesh, um dos países mais carentes do mundo, Muhammad Yunus, com o sonho era erradicar a pobreza do mundo, oferecendo créditos para pessoas impossibilitadas de serem atendidas por um banco comercial, proporcionando assim novas oportunidades e inclusão no mercado, desenvolvendo não só a economia mas possibilitando o crescimento humano e social.
Muhammad foi o idealizador e realizador de uma experiência pioneira de microcrédito dirigido às populações pobres ou muito pobres, caracterizadas pela absoluta falta de acesso a crédito, criando em 1976, o Grameen Bank é o primeiro banco do mundo especializado em microcrédito.
O modelo do Grameen é emprestar quantias pequenas para pessoas que vivem na pobreza e estimulá-las a criar uma espécie de autoemprego. Em Bangladesh, um dos países mais pobres do mundo, as atividades relacionadas ao campo predominam.
O Banco já conta com 2185 agências e, desde sua fundação, emprestou o equivalente a 5,72 bilhões de dólares para 6,61 milhões de mutuários, 97% dos quais são mulheres. Atende a 71.371 vilarejos e possui um quadro de 18.795 funcionários remunerados. Sua taxa de inadimplência é baixíssima, de fazer inveja aos mais bem administrados bancos comerciais do mundo: apenas 1,15%, o que significa que o Grameen Bank recebe de volta 98,85% dos empréstimos que concede.
A Transformação
No Brasil, o programa de microcrédito iniciou por volta de 1996, quando o governo federal, através do SEBRAE e BNDES passa a disponibilizar recursos e treinamentos para instituições que pudessem operar com empreendedores de baixa renda, com o objetivo de gerar renda, combater a fome, a miséria e financiar pequenos empreendedores formais ou informais, sem acesso às linhas de crédito tradicionais dos bancos comerciais.
A Criação
Dada a inspiração e o incentivo em nosso país a criação do BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO EMPREENDEDOR E CRÉDITO - BANDEC, que nasce com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social, conceder crédito por modelo alternativo, visando a criação, crescimento e consolidação de empreendimentos de micro e pequeno porte, formais e informais, e o fortalecimento do acesso à educação.
Quem Somos
Somos uma equipe de sonhadores, apaixonados e comprometidos em impactar positivamente o dia a dia de nossos clientes. Não nos contentamos em apenas prestar um serviço financeiro comum, nosso objetivo é transformar a vida das pessoas, ajudando-as a compreender e aprimorar sua relação com o dinheiro.
Nascemos com um propósito ousado: contribuir na transformação do mercado financeiro. Queremos levar um novo paradigma de investimentos e finanças pessoais para as pessoas, mostrando que é possível sim construir um futuro mais próspero e seguro, mesmo em um cenário de incertezas e desafios. Estamos sempre em busca de soluções inovadoras e tecnológicas, que permitam aos nossos clientes ter mais autonomia e controle sobre suas finanças. Acreditamos que a tecnologia pode ser uma grande aliada na construção de um futuro financeiro mais saudável e sustentável.
Mas acima de tudo, somos uma equipe comprometida com a transparência, a ética e a honestidade. Sabemos que a confiança é um valor essencial no mundo financeiro, e fazemos questão de cultivá-la em cada interação com nossos clientes. Para nós, cada cliente é único e especial. Por isso, trabalhamos com um atendimento personalizado, que leva em consideração as necessidades e objetivos individuais de cada pessoa. Queremos estar presentes em cada passo da jornada financeira dos nossos clientes, ajudando-os a tomar decisões informadas e conscientes.
Acreditamos que a transformação do mercado financeiro começa com cada um de nós, e estamos comprometidos em fazer a nossa parte. Junte-se a nós nessa jornada de evolução e transformação!
Missão
Proporcionar prosperidade. independência e segurança para nossos clientes e sociedade.
Visão
Ser reconhecido como referência internacional de desenvolvimento econômico, social e empreendedor para as sociedades organizadas.
Valores
Ética e transparência; Valorização do conhecimento; Excelência na prestação de serviços; Responsabilidade sócio, econômico e ambiental; Respeito à diversidade; Qualidade de vida e bem-estar e Sustentabilidade.
Captação e Funding
Capital Próprio
Fundos de Microcrédito
Investidores Nacionais e Internacionais
Fundos Federais
Fundos de Investimentos
Bancos de Investimentos
Fundos de Pensão
Bancos Públicos e Privados
Legislação:
LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 - Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências.
DECRETO Nº 3.100, DE 30 DE JUNHO DE 1999 - Regulamenta a Lei no 9.790, de 23 de março de 1999, que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências.
PORTARIA MJ Nº 362, DE 1º DE MARÇO DE 2016 - Dispõe sobre critérios e os procedimentos a serem observados para pedidos de credenciamento, seu processamento, manutenção, cancelamento e perda de qualificações e autorizações de funcionamento de organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, no âmbito das competências do Ministério da Justiça.
PORTARIA Nº 537, DE 4 DE JULHO DE 2017 - Altera o art. 20 da Portaria MJ nº 362, de 1º de março de 2016, que dispõe sobre critérios e os procedimentos a serem observados para pedidos de credenciamento, seu processamento, manutenção, cancelamento e perda de qualificações e autorizações de funcionamento de organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, no âmbito das competências do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
DECRETO Nº 9.373, DE 11 DE MAIO DE 2018 - Dispõe sobre a alienação, a cessão, a transferência, a destinação e a disposição final ambientalmente adequadas de bens móveis no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Link: Orientações — Ministério da Justiça e Segurança Pública (justica.gov.br)
www.justica.gov.br/seus-direitos/politicas-de-justica/entidades/oscip-1/orientacoes